SMS faz balanço de ações no Carnaval

16/02/2010 13:15

São 27 postos de saúde em pleno funcionamento nos três circuitos e bairros onde ocorre a folia.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou dois mil profissionais para atuar nos 27 postos de saúde nos três circuitos e bairros onde ocorre o Carnaval 2010. Somente para os serviços de urgência e emergência, a SMS conta com 15 Módulos de Assistência à Saúde, nove unidades de pronto atendimento do município e três postos de saúde nos bairros onde acontece a festa Carnaval.
Até as 6h desta segunda-feira (15), o número de atendimentos nessas unidades chegou a 4.595 – um acréscimo de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
H1N1 – A SMS decidiu montar esse ano uma unidade específica para os casos suspeitos de dengue, meningite e de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). Até a manhã desta segunda-feira, 26 pacientes passaram pela unidade. Não foram identificados casos de alguma doença endêmica.
Caso haja suspeita de alguma dessas doenças, o paciente é transferido para um hospital de referência na cidade para os eventuais registros de dengue e meningite. O posto funciona no estacionamento do Estádio da Fonte Nova, ao lado de outra unidade destinada aos casos de intoxicação por álcool.
SAMU 192 – Até a noite de domingo, 50 pessoas já haviam passado pela cirurgia de faces desde o início do Carnaval. Duas equipes móveis estão de plantão para atender qualquer chamada dos postos, uma especialidade bastante solicitada durante o Carnaval, quando aumenta o número de ocorrências com trauma de face. 
CEREST/SSA - Até esta segunda-feira, 86 cordeiros foram atendidos nos postos de saúde, dentre eles cinco menores de 18 anos, e um deles, de apenas 14 anos, sofreu uma fratura no braço e está sendo submetido a cirurgia.
As principais causas de atendimento são cefaléia e tontura, proveniente do excesso de exposição ao sol; também é comum ferimento acidental, por conta da ausência de sapatos. Todos os blocos que não estão cumprindo o Estatuto do Carnaval serão penalizados.
Vigilância epidemiológica - As equipes da VIEP estão monitorando os postos de saúde dos circuitos da folia, e vacinando a população contra a raiva e tétano nas unidades que terão salas de vacina.  Já foram aplicadas no Carnaval, 459 doses de vacina.
Vigilância Sanitária –  já foram realizadas, desde o início do Carnaval, 5.015 inspeções sanitárias nos estabelecimentos formais de alimentos, hospedagem e casas de shows e no comércio informal de alimentos. Também foram vistoriados as estruturas provisórias fixas (camarotes); em serviços oferecidos à população; nos postos de saúde móveis instalados nos locais da festa; e nos fornecedores de gelo.
DST/ AIDS -rojeto “Fique Sabendo” voltou a realizar testes de HIV de forma rápida. Até esta segunda-feira, 266 pessoas haviam feito o teste, sendo que 5 tiveram o diagnóstico confirmado. Os testes estão sendo realizados no posto de coleta no 19º Centro de Saúde, no Pelourinho.  Esse ano, o p
Fonte Ascom/SMS

 

By:Lucas Teles

Tópico: SMS faz balanço de ações no Carnaval

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário