SMS distribui pílulas do dia seguinte

16/02/2010 13:06

Foram realizados sete atendimentos, com a indicação do uso da pílula em cinco casos

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Área Técnica de Saúde da Mulher, está realizando pelo quinto ano consecutivo a Campanha da Contracepção de Emergência ou Pílula do Dia Seguinte durante o Carnaval. Já foram feitos sete atendimentos, com a indicação do uso da pílula em cinco casos. Todos os atendimentos ocorreram em mulheres de 19 a 36 anos, nos Módulos de Assistência à Saúde instalados nos circuitos oficiais do carnaval: Montanha, Teatro Castro Alves, Forte Santa Maria e Sabino Silva.

            O atendimento para Contracepção de Emergência está sendo realizado nos nove (09) PAs da SMS, nos treze (13) postos do circuito oficial do carnaval e em postos onde ocorre o carnaval de bairro (Liberdade, Pau da Lima, Cajazeiras). Todos estão abastecidos com preservativos e com o medicamento (Levonorgestrel 0,75mg), e dispõem de profissionais capacitados para o atendimento a mulher que busca a proteção.

A prevenção, tanto da gravidez indesejada, como das doenças sexualmente transmissíveis (DST), são de alta prioridade para a SMS, principalmente, no período do Carnaval.

            A Campanha pelo acesso à Contracepção de Emergência no Carnaval tem se traduzido em uma ação efetiva da SMS na Redução da Mortalidade Materna, aprovado pelo Ministério da Saúde desde 2005, e no Enfrentamento da Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST.

          

Histórico - Realizada pela primeira vez em 2006, 55 mulheres solicitaram informações sobre a contracepção de emergência em cinco dias de Carnaval, e 11 usuárias receberam o medicamento. Em 2007, 30 pessoas solicitaram informação, sendo que apenas cinco fizeram uso. Em 2008, 27 usuárias solicitaram informação e apenas cinco usaram. Na campanha de 2009, 20 pessoas solicitaram informações nos postos localizados no circuito do Carnaval e ocorreram a prescrição dos contraceptivos em 16 casos de mulheres que procuraram os Pronto Atendimento municipais.

 

Fonte Ascom/SMS

 

By Lucas Teles

Tópico: SMS distribui pílulas do dia seguinte

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário